sábado, 30 de junho de 2012

Periquitos no Ipê Rosa

Hoje recebemos no Ipê rosa aqui diante da minha janela a visita de um bando de periquitos verdes. Foi uma visita de comilança na verdade. Cada um deles ia de galho em galho e retirava, pétala por pétala, algo de que se alimentar bem da base da flor. Depois jogava fora. Um belo espetáculo, ainda mais que as pétalas caindo devido aos periquitos e a uma brisa suave que soprava, formavam um chuvisco rosa.


Eu e Kowalsky, o gato, ficamos entretidos um bom tempo. Claro que sempre tem aquele que é mais briguento e vem tirar do galho um periquito mais sossegado, que simplesmente, voava para outro lugar. Seres vivos são mesmo muito parecidos. Com tanta flor, tantos galhos, para que ir aonde já existe outro ser? Talvez pelo simples prazer de arreliar, ou, mostrar quem manda!

A foto peguei emprestada da Net porque apesar de tirar várias não estou conseguindo descarregar.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gustav Klimt 1862-1918 O Friso de Beethoven

O friso de Beethoven

O friso de Beethoven




O friso de Beethoven, 1902 - Edifício da Secessão Vienense

Viena comemora 150 anos do nascimento de Gustav Klimt com "Plataforma"

No jubileu do pintor, intervenção escultural de Gerwald Rockenschaub na Secessão Vienense oferece close-up inédito do famoso "Friso Beethoven".
"Secessão Vienense" designa tanto o movimento artístico dissidente liderado por Gustav Klimt quanto o prédio onde, desde 1902, se encontra o Friso de Beethoven do artista. Em comemoração aos 150 anos de nascimento do expoente máximo da Art Nouveau, encomendou-se ao austríaco Gerwald Rockenschaub uma "intervenção escultural" para a sala onde o Friso está em exposição permanente.
O resultado, intitulado Plataforma, é uma labiríntica estrutura amarela, que eleva a visão dos visitantes ao nível das impactantes – e  geralmente nuas – figuras klimtianas. Sendo mais exato: ao nível de sua genitália.
"Para a associação de artistas da Secessão Vienense era importante abordar o Ano Klimt de uma perspectiva contemporânea", explica Sylvie Liska, presidente da fundação Amigos da Secessão. "Esta caixa amarela primeiro bloqueia a visão sobre a obra de Klimt, e depois só nos permite vê-la em close-up após haver adentrado uma peça de arte contemporânea."



"Somente 40 pessoas podem subir à plataforma ao mesmo tempo", explica Tamara Schwarzmayr, da Secessão Vienense. Segundo ela, os visitantes ficam maravilhados ao emergir no palco criado por Rockenschaub. "Eles podem ver [o Friso] de uma perspectiva diferente e muito de perto."
Nona sinfonia de Beethoven fica tocando nos alto-falantes, enquanto os visitantes observam as figuras femininas flutuantes, simbolizando a ânsia por felicidade, e as imagens de forças hostis e de salvação, a qual Klimt acreditava só poder ser alcançada através da arte. Schwarzmayr comenta: "O Paraíso é um dos motivos mais importantes que temos no Friso Beethoven. Aqui, se está muito próximo do Céu."
Autoria: Kerry Skyring (av)
Revisão: Alexandre Schossler



sábado, 23 de junho de 2012

Grão de bico, quem diria!

Veja os 6 maiores benefícios do grão-de-bico à sua saúde


Mais nutritivo que o feijão

O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.

Regula o intestino Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.

Elena Filatov

Eleganz I
Lady Parade
Apricot Summer
Adorei os trabalhos dessa artista que conheci na internet. Uma amostra....

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quintana e Ticiano

Titien, Enfant avec des chiens

Rotterdam, musée Bojmans van Beuningen
(Inv 2569)      
CRIANÇA & CACHORRO

Triste de quem não teve um cachorro na infância! Para uma criança, criatura tão necessitada de todos, tão frágil e sozinha, um cachorro é um teste de amor desinteressado da parte dela.., é ter uma outra criatura que dependa, enfim, dos seus cuidados.

_____________Mario Quintana - Caderno H

Mario Quintana




POEMA DE CIRCUNSTÂNCIA

Onde estão os meus verdes?
Os meus azuis?
O Arranha-Céu comeu!
E ainda falam nos mastodontes, nos brontossauros,
nos tiranossauros,
Que mais sei eu...
Os verdadeiros monstros, os Papões, são eles, os
arranha-céus!
Daqui
Do fundo
Das suas goelas,
Só vemos o céu, estreitamente, através de suas
empinadas gargantas ressecas.
Para que lhes serviu beberem tanta luz?!
Defronte
À janela aonde trabalho
Há uma grande árvore...
Mas já estão gestando um monstro de permeio!
Sim, uma grande árvore... Enquanto há verde,
Pastai, pastai, olhos meus...
Uma grande árvore muito verde... Ah,
Todos os meus olhares são de adeus
Como o último olhar de um condenado!

Mario Quintana in: Apontamentos de História Sobrenatural – 1976

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rumi


Para um dervixe todos os dias são como sexta-feira,
como o início de um feriado,
Um começo de uma viagem que não terá fim.
Vestido na beleza da alma, você é um mês todo de sextas-feiras,
Doce lá fora, doce aqui dentro.
Sua mente e seu ser profundo caminham juntos
como dois amigos caminham para dentro de sua amizade.
As ruínas não permanecem no lugar num riacho que corre rápido.
Deixe os ressentimentos serem lavados no oceano.
O olho de sua alma assiste um ramo verde da primavera mover-se,
enquanto que esses outros olhos amam velhas histórias.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado.
(Provérbio Árabe)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

13 de Junho - dia de Santo Antonio







A Tentação de Santo Antônio, Salvador Dali, 1946, pintura a 'oleo, 90 x 119,5 cm, Musee Royaux des Beaux-Arts, Bruxelas.

terça-feira, 12 de junho de 2012

domingo, 10 de junho de 2012

A dança - trecho

Leve-me para os lugares do planeta que ensinam você a dançar,
os lugares onde você pode correr o risco de
deixar o mundo partir seu coração,
e eu conduzirei você aos lugares onde a terra debaixo
dos meus pés
e as estrelas no céu fazem meu coração ficar inteiro
de novo, e de novo.

[...]
E quando o som de todas as declarações das
nossas mais sinceras
intenções tiver desaparecido no vento,
dance comigo na pausa infinita antes da grande
inalação seguinte do alento que nos sopra a
todos na existência,
sem encher o vazio a partir de dentro ou de fora.

Não diga "Sim"!
Pegue minha mão e dance comigo.

Oriah Mountain Dreamer


 Jean Pierre Augier

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fayga Ostrower - Linhas

" Vendo as linhas, é como se ouvissemos a voz de alguém que nos fala com certo timbre e certa cadência. Evidentemente, as linhas se referem a alguma coisa, elas vêm carregadas de emoção, e a emoção faz com que o artista se expresse de uma maneira específica e não de outra." 




Aquarela turca - dervishes dançantes

domingo, 3 de junho de 2012

Pais e filhos


Como já dizia Guimarãres Rosa, viver é muito perigoso.  Os pais são a porta de entrada dos filhos nesse mundão de meu Deus. Tem de um tudo:  Pessoas generosas, pessoas que queimam gente pelo prazer de ver o fogo arder. Tem gente que proibe televisão e tem gente que só vê aqueles programas que derramam sangue. Tem gente que muda a letra das músicas infantis para não ter boi de cara preta pegando ninguém, mas  tem arrastão em praia, em Feira do Livro. Tem gente que espanca, maltrata e até mata crianças e tem quem proibe até uma simples e bem empregada palmada no bumbum.Tem quem só fala não e tem quem tem permita tudo.
Tem quem quer  protegê-los, isolando-os dos confrontos, criando mundos artificiais em redomas de proteção, duvidando da capacidade dos filhos de construirem a própria felicidade e um mundo melhor. Bem que eu também queria um mundo de alamedas verdes na cidade dos meus amores, mas, convenhamos, não é bem isso o que temos disponível no mercado atual.
 Os contos de fada, as músicas e mesmo os famosos e violentos games atuais, ao lidarem com toda a crueldade e horrores, todo sofrimento e dor, podem ajudar a criança e o jovem a se defenderem. A perceberem que podem sobreviver ao abandono, como em João e Maria, a transformar a fera em bela e a despertar de um longo sono com um beijo de amor. Uma coisa é estimular a violência e outra é a auto-preservação.
Claro que o mundo também pode ser idílico, virtuoso e belo. A cada amanhecer, céus, oh céus, quanta beleza! E, que não deixemos de lado as noites estreladas. Basta olhar, admirar e se encantar. As vezes basta tirar os olhos de dentro de si mesmo e de seus problemas, só um pouquinho e olhar ao redor. Pode ser deslumbrante e relaxante.
O que não dá é negar um dos lados em função do outro, fazer de conta que não existem. Afinal, a beleza existe no equilíbrio e na plenitude!


Por Virginia Gazini