quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia do Planeta Terra



GAIA - O PLANETA VIVO

James E. Lovelock

A idéia de que a Terra é viva pode ser tão velha quanto a humanidade. Os antigos gregos deram-lhe o poderoso nome de Gaia e tinham-na por deusa. Antes do século 19, até mesmo os cientistas sentiam-se confortáveis com a noção de uma Terra viva.

Quando, há alguns anos, vimos as fotografias da Terra tiradas do espaço, tivemos um vislumbre do que estávamos tentando modelar. Aquela visão de estonteante beleza; aquela esfera salpicada de azul e branco mexeu com todos nós, não importa que agora seja apenas um clichê visual. A noção de realidade de compararmos a imagem mental que temos do mundo com aquela que percebemos através de nossos sentidos. É por isso que a visão que os astronautas tiveram da Terra foi tão perturbadora. Mostrou-nos a que distância estávamos afastados da realidade.

A filosofia de Gaia não é humanista. Mas, sendo avô de oito netos, eu preciso ser otimista. Vejo o mundo como um organismo vivo do qual somos parte; não os donos, não os inquilinos, sequer os passageiros.

O texto apresentado acima constitui pequenos extratos do capítulo 56 do livro Biodiversidade, organizado por E. O. Wilson. A tradução é de Marcos Santos e Ricardo Silveira.


Somos seres das estrelas! Somos parte disso tudo, quer percebamos ou não com nossos sentidos.

Vamos cuidar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário