quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gustav Klimt 1862-1918 O Friso de Beethoven

O friso de Beethoven

O friso de Beethoven




O friso de Beethoven, 1902 - Edifício da Secessão Vienense

Viena comemora 150 anos do nascimento de Gustav Klimt com "Plataforma"

No jubileu do pintor, intervenção escultural de Gerwald Rockenschaub na Secessão Vienense oferece close-up inédito do famoso "Friso Beethoven".
"Secessão Vienense" designa tanto o movimento artístico dissidente liderado por Gustav Klimt quanto o prédio onde, desde 1902, se encontra o Friso de Beethoven do artista. Em comemoração aos 150 anos de nascimento do expoente máximo da Art Nouveau, encomendou-se ao austríaco Gerwald Rockenschaub uma "intervenção escultural" para a sala onde o Friso está em exposição permanente.
O resultado, intitulado Plataforma, é uma labiríntica estrutura amarela, que eleva a visão dos visitantes ao nível das impactantes – e  geralmente nuas – figuras klimtianas. Sendo mais exato: ao nível de sua genitália.
"Para a associação de artistas da Secessão Vienense era importante abordar o Ano Klimt de uma perspectiva contemporânea", explica Sylvie Liska, presidente da fundação Amigos da Secessão. "Esta caixa amarela primeiro bloqueia a visão sobre a obra de Klimt, e depois só nos permite vê-la em close-up após haver adentrado uma peça de arte contemporânea."



"Somente 40 pessoas podem subir à plataforma ao mesmo tempo", explica Tamara Schwarzmayr, da Secessão Vienense. Segundo ela, os visitantes ficam maravilhados ao emergir no palco criado por Rockenschaub. "Eles podem ver [o Friso] de uma perspectiva diferente e muito de perto."
Nona sinfonia de Beethoven fica tocando nos alto-falantes, enquanto os visitantes observam as figuras femininas flutuantes, simbolizando a ânsia por felicidade, e as imagens de forças hostis e de salvação, a qual Klimt acreditava só poder ser alcançada através da arte. Schwarzmayr comenta: "O Paraíso é um dos motivos mais importantes que temos no Friso Beethoven. Aqui, se está muito próximo do Céu."
Autoria: Kerry Skyring (av)
Revisão: Alexandre Schossler



Nenhum comentário:

Postar um comentário