terça-feira, 31 de julho de 2012

Rubem Alves - Onde está minha esperança?

Se eu souber onde mora a minha esperança, terei razões para viver e razões para morrer. E a vida ficará mais bela mesmo no meio das lutas.
[...] Onde está minha esperança? Numa multidão de indivíduos, independentemente do seu lugar social ou econômico, que vivem possuídos pelo sonho da vida, da beleza e da bondade.


Foto  tirada da janela da minha sala

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alquimia Chinesa

"Guarda-te para que não exista nem sequer uma mosca na parede enquanto trabalhes. Porque ai do mundo se os militares aprendessem os segredos da Arte."

Extraído de: O Povo do Segredo, de Ernest Scott

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Modigliani no MON - Curitiba










As inigualáveis mulheres de Modigliani. Um prazer para os sentidos em exposição no MON - Curitiba.
Sua representação não é exata no entanto pode-se captar a essência de cada uma delas. Excelente!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

NIlton Bonder- A Alma Imoral

Há um olhar que sabe discernir o certo
do errado e o errado do certo.
Há um olhar que enxerga quando a obediência
significa desrespeito e a desobediência
representa respeito.
Há um olhar que reconhece os curtos caminhos
longos e os longos caminhos curtos.
Há um olhar que desnuda, que não hesita
em afirmar que existem fidelidades perversas
e traições de grande lealdade.
Este é o olhar da alma.

terça-feira, 24 de julho de 2012

O fascinante M. C. Escher



M. C. Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês, conhecido pelos trabalhos em litogravuras que representavam várias perspectivas geradoras de ilusões de ótica no receptor.
Maurits Cornelis Escher nasceu em Leeurwaden. O artista teve grande influência da arte espanhola, significativamente os mosaicos. Foi na cidade de Alhambra, na Espanha, que Escher encantou-se com a arte da cidade, que possuía fortes traços árabes. A geometria, constante na arte de Escher, era caraterística da arte árabe, pois a religião islã proibia o uso do figurativo.
Escher, em seus desenhos, fazia uso do plano bidimensional no papel, proporcionando certas mudanças nos traços, mas sem alterar o polígono original. O que acontecia era uma gama de possibilidades que surgiam. Foi considerado um artista matemático, sobretudo geométrico.Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Rumi - 53

     "A palavra é como o sol. Todos os homens obtêm calor e vida a partir dele, e o sol está sempre presente aquecendo o mundo e os homens. Eles não sabem que continuam vivos por causa dele. Mas quando, através de uma expressão, queres protestar, queres o bem, queres o mal, a palavra surge e o sol se mostra; o sol do firmamento brilha continuamente, mas só distinguimos seus raios quando refletem sobre uma superfície. Dessa forma também, os raios de sol da palavra não surgem enquanto não são expressos através de letras e sons. Apesar de existir eternamente - o sol é sutil e  Ele é sutil - é preciso que tenha densidade para que se manifeste e seja visível. [...]
     Percebemos, portanto, que a palavra é um sol sutil, que brilha continuamente; mas é necessário um intermediário denso para que se possa admirar os raios de sol e sentir prazer, até para poder ver seus raios e sua sutileza sem o intermediário e sua opacidade. Uma vez acostumado a isso, ousas contemplá-lo e te fortaleces."

FIHI-MA-FIHI,  O  Livro do Interior


domingo, 22 de julho de 2012

Clarice Lispector


“Eu disse a uma amiga:
— A vida sempre super exigiu de mim.
Ela disse:
— Mas lembre-se de que você também super exige da vida.
Sim."



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Contos de Nasrudin - Quem sou eu?

Quem Sou Eu?

Depois de uma longa viagem, Nasrudin deu de cara com uma turbulenta multidão em uma grande cidade. Nunca havia visto um lugar tão grande e lhe confundiam a cabeça todas aquelas pessoas amontoadas pelas ruas.
“Num lugar assim”, refletia Nasrudin consigo mesmo, “fico imaginando como é que as pessoas fazem para não se perderem de si mesmas, para saberem quem são.”
Então, pensou: “Devo recordar-me bem de mim, caso contrário poderia perder-me de mim mesmo”. Mais que depressa, procurou uma hospedaria.
Um sujeito brincalhão estava acomodado numa cama próxima àquela reservada a Nasrudin.
O Mullá pensou em fazer a sesta, mas estava diante de um problema: como encontrar novamente a si mesmo ao acordar. Confidenciou seu problema ao vizinho.
“Muito simples”, disse o tal brincalhão. “Aqui tem um balão. Basta amarrá-lo na sua perna e ir dormir. Quando acordar, procure o homem com o balão e esse homem será você.”
“Excelente idéia”, disse Nasrudin.
Algumas horas depois, o Mullá acordou. Procurou o balão e o achou amarrado na perna do vizinho brincalhão.
“É, esse aí sou eu”, pensou. Então, apavorado, começou a sacudir o sujeito: “Acorda! Algo aconteceu, do jeito que eu imaginei que aconteceria! Sua idéia não foi boa!”
O homem acordou e perguntou qual era o problema. Nasrudin apontou-lhe o balão.
“Pelo balão, posso dizer que você sou eu. Mas se você sou eu, pelo amor de Deus, quem sou eu?”



terça-feira, 17 de julho de 2012

Pablo Neruda


Se sou amado,
quanto mais amado
mais correspondo ao amor.

Se sou esquecido,
devo esquecer também,
Pois amor é feito espelho:
-tem que ter reflexo.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

A Alegria Atrai o Amor



A alegria sempre atrai o amor. Com o corpo e o espírito repletos da alegria de viver, você é como um ímã! Atrai ainda mais alegria e, conseqüentemente, mais amor.
A alegria é a freqüência vibratória mais alta que um ser humano pode criar. A alegria unifica. A alegria cura o corpo, como nenhuma outra vibração faz.
Pode-se compreender melhor a alegria por meio da seguinte analogia, expressa aqui pelos principais estágios do sentimento. O nível mais elevado de sentimento do corpo, ou do puro espírito, é o êxtase! No nível seguinte do corpo, ou na pura alma, está a alegria. Em seguida, no nível da pura personalidade, está o contentamento. Um fluxo cada vez maior de contentamento leva à alegria e a alegria leva ao êxtase! Nos seres humanos, o estado de êxtase divino é muito raro, formado por sentimentos fugidios.
Só quem realmente conhece a própria identidade espiritual superior consegue viver a vida cotidiana em êxtase. Nesse caso, todos os átomos e células do corpo pulsam simultaneamente, como uma só entidade completa e consciente.
A alegria cura as células e os órgãos do corpo. A alegria faz com que você se sinta física e psicologicamente saudável e completo.
Observe como quase todos tendem a se afastar de pessoas doentes. Ninguém quer se contaminar com a dor e o sofrimento alheio. Por outro lado, nos sentimos atraídos por pessoas alegres, cheias de vida, dinâmicas e saudáveis. Assim, quando a alegria aumenta, aumenta também a saúde física, emocional e mental - e isso atrai o amor dos outros. A alegria faz com que as pessoas fiquem à vontade e apreciem sua companhia alegre!
Além disso, a alegria não só atrai o amor das outras pessoas, mas também as contagia. Quando os outros são atraídos pelo seu campo de energia, germina dentro deles a semente de uma vibração de alegria. A alegria está sempre se multiplicando!
Pense nisso. A alegria que você cultiva em si mesmo se transforma numa preciosa dádiva para as outras pessoas. Elas logo são arrebatadas pela alegria que brota dentro delas e entram em sintonia com ela. Assim, cada um que recebe essa alegria irá passá-la adiante e assim sucessivamente, numa espiral sem fim.
Do ponto de vista da física, a tristeza nos afasta das outras pessoas e a alegria nos aproxima delas! Toda a natureza se apressa para penetrar e preencher esse vazio, ou espaço aberto. Por isso, é natural que as pessoas queiram penetrar no "seu espaço" quando percebem a sua alegria.
Aproveite!

Extraído de: Sua Alma Gémea Está Chamando
De Michoel
Editora Pensamento.

domingo, 15 de julho de 2012

A casa dos mil espelhos


A Casa dos Mil Espelhos (Folclore japonês)

Tempos atras em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos 1000 espelhos. Um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou-se com outros 1000 pequenos e felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto a dele. Abriu um enorme sorriso, e foi correspondido com 1000 enormes sorrisos.
Quando saiu da casa, pensou,
- Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes.
Neste mesmo vilarejo, um outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu 1000 olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver 1000 cães rosnando e mostrando os dentes para ele.
Quando saiu, ele pensou,
- Que lugar horrível, nunca mais volto aqui.
Todos os rostos no mundo são espelhos. 

sábado, 14 de julho de 2012

SAADI

Uma gota que caiu de uma nuvem chuvosa
Ficou perturbada com a extensão do mar:
" Quem sou eu na vastidão do oceano?
Se ELE é, então, realmente não sou!"
Enquanto ela se via com os olhos do desprezo,
Uma concha a nutriu em seu seio.
Os céus foram tão favoráveis,
Que ela se tornou ilustre: uma Pérola real.
Elevando-se da baixeza,
Ela bateu à porta da nulidade
Até a Existência acontecer.


Extraído do livro Aprender a Aprender de Idries Shah

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pink Floyd -- The Wall [[ Official Video ]]



Em comemoração ao dia do Rock, oficialmente instituído pelo reencontro deles!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vênus e Marte em 3 versões

Alessandro Botticelli. Venus and Mars. 1483. Tempera on panel. National Gallery, London, UK



Andrea Mantegna. Mars and Vernus, known as Parnassus. Oil on canvas. 159 x 192 cm. Louvre, Paris, France







Nicolas Poussin. Mars and Venus. 1626-1628. Oil on canvas. The Museum of Fine Arts, Boston, MA, USA.



O deus da Guerra e a deusa do Amor muito bem representados em seu romance!


Nasrudin y la anciana, Cuentos del Maestro Rojo

terça-feira, 10 de julho de 2012

domingo, 8 de julho de 2012

Dhun-Nun

      O que os olhos vêem é conhecimento.
       O que o coração sabe é certeza.

Extraído do livro Aprender a Aprender, de Idries Shah

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quinta florida

Nada como flores para alegrar um dia triste. Fui à Pronta Flora e comprei gérberas amarelas que de tão grandes pareciam girassóis. Adicionei os mosquitinhos brancos e um verde para preencher. Resultado: na sala tem um belo arranjo, assim como no meu quarto e no do meu filho. A casa magicamente ganhou vida nova, a energia foi transmutada. De quebra, trouxe um vaso de orquídeas maravilhosas, em rosa. Quinta-feira de alma nova. Agora é só deixar que este amarelo traga luz e abertura de caminhos para nossas vidas, se Deus quiser.

domingo, 1 de julho de 2012

Paulo Leminski

eu, hoje,
acordei mais cedo
e, azul, tive
uma ideia clara:
só existe
um segredo:
tudo está na cara.