segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pérolas do oceano invisível - Inayat Khan

Um rei estava caçando na floresta quando foi surpreendido por uma tempestade. Refugiou-se na cabana de um camponês, que lhe ofereceu uma refeição simples. O rei mostrou-se grato pela refeição. Ao partir perguntou ao camponês se podia fazer alguma coisa por ele. O camponês, ignorando estar na presença do rei, respondeu que suas necessidades eram simples, que tinha tudo que precisava. O rei tirou um anel do dedo, deu-o ao camponês e lhe disse: "Fica com este anel. Se algum dia precisares de alguma coisa basta levar este anel à cidade e mostrá-lo a um oficial pedindo para me ver." Alguns meses mais tarde o reino passou por dias muito difíceis. A fome se alastrou. O camponês estava a beira da inanição. Lembrou-se do anel e foi para a cidade. Mostrou o anel a um oficial. Foi imediatamente levado à presença do rei. Ao chegar viu o rei ajoelhado rezando. Quando o rei acabou de orar levantou-se e perguntou ao camponês o que poderia fazer por ele. O pobre homem estava perplexo ao constatar que o homem que estivera em sua cabana era o seu rei e mais surpreso por vê-lo de joelhos rezando. Perguntou-lhe porque estava naquela postura e o rei respondeu que estava orando a Alá. "Mas, que é Alá?"perguntou o camponês. "Alá", disse o rei, "é aquele que está muito acima de mim, o Rei dos reis. Estou pedindo a ele por minhas necessidades e as do meu povo." Ao ouvir essas palavras o camponês falou: "Se vós que sois rei precisais orar a alguém mais alto que vós, então porque não peço a Ele diretamente ao invés de vos importunar?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário