sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sexta-feira 13!



Sempre gostei do número 13. Talvez por rebeldia mesmo, para fugir do lugar comum. Talvez intuitivamente. Na minha vida, o  dia 13 marcou o início de um relacionamento extremamente benéfico. É mais uma dessas datas ambíguas, tem quem goste e quem tenha medo.

Na santa ceia, temos 12 apóstolos e Jesus Cristo, 13 pessoas à mesa. O 12 simboliza a totalidade, é um múltiplo de quatro, a totalidade. Se somarmos 1 + 3, como faz a numerologia, obteremos o 4. Após a conclusão, o término de um ciclo de 12, como os 12 meses no ano, os 12 signos astrológicos e etc, temos um novo começo, representado pelo 13. No tarot, a carta de número 13 é a morte, a grande temida mas o simbolismo do número 13 é o da transformação que tanto pode ser negativa quanto positiva. Hoje pode ser um bom dia para jogar coisas fora, limpar, renovar-se.

Santo Antonio, conhecido no Brasil como casamenteiro é comemorado no dia 13. Ainda hoje muitas simpatias são feitas nesse dia.

A sexta-feira, por sua vez, é o dia associado à Venus, deusa do amor e da beleza. Na literatura nórdica, é associado à Friga, que era uma bruxa. Ambas são deusas que personificam uma feminilidade prazerosa, e certamente que um dia como Sexta-Feira 13 era considerada um dia de alegria em tempos antigos. A má fama da sexta surgiu pelo medo das bruxas através do cristianismo, trazendo assim a idéia de má sorte para os mais supersticiosos. Aliado ao medo da morte, representado pelo número 13, a sexta-feira 13 passou a significar um dia de perigos.

Seguindo talvez a mesma rebeldia sempre gostei de gatos pretos, que por sua vez encontram-se asociados as bruxas, como seres maléficos. Na minha vida até agora tive 3 deles, que viveram muito. Primeiro foi a Frida, uma gatinha que compartilhou minha passagem para a adolescência e a juventude. Lembro de estar chorando, deitada de bruços, e ela, insistentemente, buscar encostar o focinho dela no meu rosto, quanto carinho! Depois veio a Uali, uma amiga protetora, que mudou comigo em 3 casas. Por fim, tenho o Miau, um preto discreto e medroso, que foi achado na rua e nunca mais me abandonou, vivo até hoje.

Meu Miau....

Para mim e para alguns outros, um dia de sorte, muita sorte! De uma forma ou de outra, a sexta-feira 13 é com certeza um dia especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário