terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os deuses e o homem - Jean Shinoda Bolen


Os mitos de uma cultura revelam seus valores e padrões de relacionamento. No filme Guerra nas Estrelas, encontramos um mito atual, o de Luke Skywalker e seu pai, Darth Vader.

Darth Vader é o pai poderoso que tenta destruir seu filho. Luke Skywalker simboliza o herói em todo homem contemporâneo: precisa descobrir o que aconteceu em seu passado, tanto na sua história pessoal quanto na da humanidade. Descobrir sua identidade, aliar-se a seu princípio feminino, a irmã forte, e unir-se a outros homens e outras criaturas de bravura. Todos com o mesmo propósito: lutar contra o poder do mal, o poder destrutivo. Somente o filho, ao não se tornar como o pai que sucumbiu ao medo e ao poder, poderá libertar o aspecto amoroso há muito enterrado nas trevas de Darth Vader. Isso simboliza o que pode acontecer com o homem do patriarcado.

A figura de Darth Vader, com seu rosto negro de metal, é a imagem do homem que baseou sua vida na busca da conquista por poder e status e com isso perdeu seus traços mais humanos. Lembra a máquina eficiente e impiedosa que executa ordens superiores e ordena aos seus subordinados, esperando deles a mesma obediência cega. Dele emana um poder obscuro. Esconde-se atrás de uma máscara de metal que lhe serve de sustentáculo. Sem ela, morrerá. Identificou-se de tal maneira com sua persona que sua vida pessoal deixou de ter importância para ele. Sustenta-se pela posição que ocupa.

Ocupa o mesmo padrão arquetípico de Uranos, Cronos e em menor extensão, Zeus, que temiam que os filhos, especialmente os meninos, desafiassem sua autoridade.

Ao conhecer os deuses como arquétipos, você pode ver a si mesmo e aos outros com mais clareza. Quando você se apossa do conhecimento da dimensão mítica, esse conhecimento pode ajudá-lo a encontrar suas referências e um caminho que lhe seja verdadeiro, que reflita quem você é autenticamente, que dê significado para sua vida.

Curso às quartas-feiras, 18.30 h. Palestra gratuita de apresentação: 02 de fevereiro.

Inscreva-se! virginiagazini@hotmail.com

Um comentário:

  1. Achei seu blog, procurando crônicas do livro que estou lendo: Os deuses e o homem - Jean Shinoda Bolen. Parabens pelo Blog.

    Se quiser dar uma olhada no meu:
    http://buscainternapaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir