terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Evidências da paixão por Helen Fisher


Helen Fisher é uma antropóloga america que vem estudando o amor.
Seguem alguns pontos publicados no livro POR QUE AMAMOS.

"A partir da leitura de poemas, canções e histórias de povos de todo o mundo, passei a acreditar que a capacidade para o amor romântico está firmemente entrelaçada no tecido do cérebro humano. O amor romântico é uma experiência humana universal.

O que é este sentimento volátil, com freqüência incontrolável, que se apodera da mente, trazendo alegria em um momento e desespero no outro?

Eis algumas características:

1. O ser amado adquire um significado especial: torna-se único, singular e extremamente importante.

2. A atenção fica concentrada no ser amado, em detrimento do trabalho, familia, amigos. A atenção concentrada estende-se aos acontecimentos relacionados a ele, como canções, cartas, poesias.

3. Engrandecimento do amado(a), a lente cor-de-rosa do amor. A percepção dos defeitos é diminuida.

4. O pensamento intrusivo aparece, ou seja, você se pega pensando obcessivamente nele(a).

5. Um fervor emocional aparece, uma torrente de emoções internas inunda a mente. Alguns se tornam desastrados na presença do ser amado. Ou pálidos. Ou ruborizados. As pernas ficam frouxas ou a respiração acelera. Podem aparecer borboletas no estômago.

6. Ocorre uma química energizante. Pode-se ficar sem apetite ou sono devido a essa energia intensa. Existe uma turbulência interior do amante que pode produzir gagueira, coração acelerado e falta de fôlego.

7. As oscilações de humor vão do êxtase ao desespero ou raiva conforme sinta o amor retribuído ou ignorado, sentindo-se rejeitado(a).

8. O desejo de união emocional aparece, sem o amado sentem-se incompletos, vazios. Um estado de necessidade surge, a identidade se tolda.

9. Quando o amante não sabe se é apreciado e retribuído, torna-se hiper sensível aos sinais enviados pelo adorado, procura por pistas que evidenciem se é ou não amado.
10.Ocorre, as vezes, uma mudança de prioridades - modifica o estilo de guarda-roupa, hábitos e até valores para conquistar o amado.

11. Gera uma dependência emocional - Os amantes se tornam muito dependentes do relacionamento.

12. Consequentemente, os amados nutrem uma profunda empatia.

13. A adversidade alimenta a paixão.
Até as discussões ou rompimentos temporários podem ser estimulantes.

14.
A esperança é outra característica predominante do amor romântico.

15.
Intenso anseio do amante por união sexual com o amado.

16.
Os amantes também querem exclusividade sexual. Eles não desejam ter seu relacionamento "sagrado" maculado por terceiros.

17.
Junto com o impulso para garantir a fidelidade sexual durante a corte, veio uma característica menos atraente do amor romântico, o ciúme."Quem não sente ciúme não é capaz de amar". Capelão chamava o ciúme de "ama-de-leite do amor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário