terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os Deuses e o Homem - Poseidon

            Poseidon para os gregos, Netuno para os romanos, é o deus do mar.
Também chamado o Portador das Inundações e Aquele que sacode a terra. Para entender a emotividade que ele personifica é só lembrar as mudanças do mar: pode ser turbulento, com ondas enormes, que se abatem sobre tudo que estiver em seu caminho. Mas, também consegue se acalmar e suas tempestades cessam quando puxa sobre as águas sua carruagem de ouro.
Filho de Cronos e Réia, foi engolido pelo pai, que temia ser destronado pelo filho. 
Palazzo Pitti - Florença - Itália


O arquétipo
Quando o domínio da emotividade é reprimido, passa para o plano subterrâneo onde continua ativo, embora não integrado. As emoções são contidas em vez de expressas no momento que brotam. De uma hora para outra pode explodir num acesso de fúria e despencar sobre o que estiver à sua frente. Pode experimentar também um domínio de grande profundidade e beleza.  Há a sensação de uma vastidão, uma profundidade, que excedem em muito o que alguém jamais poderá conhecer plenamento ou atingir. Expressa-se no poeta, no dramaturgo, no músico, no psicoterapeuta, que é levado a descer cada vez mais no reino das emoções.
Dada a intensidade dos sentimentos, não costuma ser bom perdedor, reagindo com cólera.
O tridente é a afirmação de sua sexualidade. Simbolizado pelo touro e o cavalo, pode personificar o garanhão, sempre pronto a desempenhar seu papel.

Os deuses e o homem- Jean Shinoda Bolen, Paulus Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário