segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Planeta Sustentável

As dez florestas mais ameaçadas do mundo
CONSERVATION INTERNATIONAL/JOHN MARTIN



5. MATA ATLÂNTICA (América do Sul) - se estende por toda a costa atlântica brasileira, e por para partes do Paraguai, Argentina e Uruguai, incluindo também ilhas oceânicas e o arquipélago de Fernando de Noronha. O bioma 20 mil espécies de plantas, sendo 40% delas endêmicas. Mais de duas dúzias de espécies de vertebrados, como os leões-marinhos e seis espécies de aves de uma pequena faixa no Nordeste, estão ameaçados de extinção, listadas como “criticamente em perigo”. A região é desmatada há centenas de anos, por causa do ciclo da cana-de-açúcar, das plantações de café, e, mais recentemente, por conta da crescente urbanização e industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo. O suprimento de água doce desse remanescente florestal abastece mais de 100 milhões de pessoas, a indústria têxtil, agricultura, fazendas de gado e atividade madeireira da região. Sobrou apenas 10% da floresta original.


Considerações pessoais:

Veja isso, só sobrou 10%! A extensão original da floresta era de aproximadamente 1.300.000m², hoje contamos com apenas 52.000m². Era a segunda maior floresta tropical do Brasil. É uma delícia percorrer seus caminhos, tanto na Serra da Mantiqueira quanto na Serra do Mar. Encontramos plantas

das mais variadas, flores: orquídeas , bromélias, samambaias, palmeiras. E o frescor então? Adorável.

Vamos cuidar do nosso maravilhoso planeta? Afinal, é da nossa casa que estamos falando!Somos hóspedes aqui. É preciso um mínimo de gentileza com nossa anfitrião que tão bem nos acolhe. Nos oferece gratuitamente tudo, absolutamente tudo que necessitamos para viver: água, ar, luz, alimentos. Sem isso, não há vida.
Vamos retardar ao máximo o momento de sermos expulsos daqui. Com um pouco de sorte e inteligência, podemos ficar um bom tempo ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário