quarta-feira, 20 de abril de 2011

Gibran Kahlil Gibran

Os Filhos



"Vossos filhos não são vossos filhos,

são os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.

Vêm através de vós, mas não de vós.

E embora vivam convosco, não vos pertencem.

Podeis outorgar-lhes vosso amor,

mas não vossos pensamentos.

Porque eles têm seus próprios pensamentos.

Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;

Pois suas almas moram na mansão do amanhã,

que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.

Podeis esforçar-vos por ser como eles,

mas não podem fazê-los como vós,

Porque a vida não anda para trás

e não se demora com os dias passados.

Vós sois os arcos dos quais vossos filhos

são arremessados como flechas vivas.

O Arqueiro mira o alvo na senda do infinito

e vos estica com toda a sua força

para que suas flechas se projetem rápido e para longe.

Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria;

Pois assim como Ele ama a flecha que voa,

ama também o arco que permanece estável."


(Gibran Kahlil Gibran - O Profeta)

Quando eu era adolescente minha mãe tinha esse livro. E, sabiamente, mostrou-me esse poema. Hoje, meus filhos são filhos da vida. Eles são as flechas que foram arremessadas.... indiscutivelmente, meu maior tesouro e alegria. Esse poema ganhou um sentido muito mais profundo, enquanto a admiração por minha mãe cresce à cada dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário