sábado, 16 de abril de 2011

Henrique Bernardelli

Chileno nascido em 1858, Henrique Bernadelli mudou-se ainda criança para o Brasil, em 1865, quando seus pais, um violinista e uma bailarina, foram contratados pelo Imperador Dom Pedro II para serem preceptores das princesas imperiais.
Em 1870 matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes, onde foi aluno de Victor Meirelles, Zeferino da Costa e Agostinho da Motta, entre outros. Seguindo seu irmão, Rodolfo Bernadelli, Henrique terminou brilhantemente seu curso na Academia e mudou-se para Roma, onde durante os anos de 1878 a 1886 estudou pintura.
De volta ao Brasil em 1886, Bernadelli fez-se notar através de uma exposição no Rio de Janeiro, em que expôs obras trazidas de Roma, como Mater e A Messalina. Ambas acompanham uma tendência natural do artista a acentuar a naturalidade das coisas, o que estaria presente em suas outras obras.


A Messalina

Mater
 
É impressionante como o rosto da Mater lembra minha mãe e minha irmã Sonia, como se fosse uma mistura das duas. Na aula hoje, projetada em alta definição, fiquei pasma! Aqui, infelismente, não ficou tão evidente.
O sagrado e o profano, nos vários aspectos do feminino.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário